-
Arquitetos: RQP Arquitectura
- Área: 15163 m²
- Ano: 2008
-
Fotografias:Lluís Casals
Descrição enviada pela equipe de projeto. O processo de concepção do campus urbano da Universidade Pompeu Fabra University (UPF) foi marcado pelo restauro e adaptação de edifícios tombados na cidade e também pela construção de novos prédios.
A antiga fábrica têxtil Ca l’Aranyó foi a primeira a ser usada, com um projeto que visa a configuração geral da quadra - que faz parte do plano Cerdà - com edifícios marcando o perímetro da mesma. A característica chaminé na praça central foi conservada e retomará, em breve, as operações juntamente com a estação de energia nas proximidades.
O complexo da UPF é composto tanto por antigos edifícios remodelados quanto por novos que se comunicam através de uma praça central na cota original (1,80 m abaixo da cota do terreno).
Lembranças da fábrica original permanecem através das vias internas, da chaminé e da fachada, e também através do restauro de elementos internos como os pilares e vigas de ferro forjado, as abóbadas catalãs e as treliças da cobertura. Os novos edifícios recebem revestimentos de materiais que contrastam visualmente e tectonicamente com a antiga construção. Vidros serigrafados de diferentes cores são usados para integrá-los às antigas construções.